Bio – Luca Barberis
Luca @ Peniche, Portugal, 2017.
Luca Barberis, nascido em 1980 em Turim, é apaixonado pela fotografia desde a infância.
Começou a fazer cursos fotográficos no Sisport, onde aprendeu o básico da técnica fotográfica.
Em 2007 ele se inscreveu no grupo fotográfico “La Mole” com o objetivo de expandir seus conhecimentos no campo da fotografia.
Também em 2007 graças à Associação “La Cadrega” local afiliado ARCI, descobre o mundo das exposições fotográficas, desenvolvendo os vários temas como reportagem de viagens, paisagens e natureza.
Em 2008, graças à Associação Nord Est e à Associação Igloo, de que é o presidente atual, encontra às exposições fotográficas históricas, ligando a sua experiência pessoal a temas como o êxodo Istriano-Dálmata, as inundações do Piemonte e da Resistência, tornando-se curador destas exposições e fotógrafo, juntando estes temas particulares e conteúdo bastante forte um toque pessoal de impacto delicado, mas certamente emocional; contando os aspectos que ainda tocam nossa vida diária.
Nos últimos cinco anos, ele criou exposições fotográficas pessoais em alguns dos círculos de arte de Turim e participou aos eventos culturais onde as suas fotografias foram exibidas, por exemplo, o aniversário da formação da Protecção Civil em Alba e o aniversário da inundação de 1994 em que ele participou como criador da exposição “Memorie d’Acqua”. Os temas principais de suas fotos são a natureza, paisagens e arquitetura.
Até 2017 viveu em Lisboa, onde continuou a fotografar e a descobrir novos lugares; em 2014 criou uma exposição fotográfica nos murais da capital portuguesa.
Actualmente, vive e trabalha em Bruxelas.